Home Pácoa 2014 Páscoa Judaica: história, símbolos e tradições

0 472

Você sabe qual o significado da páscoa judaica? Não? Segundo historiadores, a tradição judaica se perfaz há mais de 04 mil anos. Ele vem desde Abraão, que é o grande patriarca judeu e que habitava a cidade de Ur. Nessa época, era bem comum que a região fosse tomada por politeístas que prestavam suas homenagens em vários rituais nos mais diversos sentidos. Foi exatamente nesse período que esse patriarca, recebendo um chamado divino, abandoou sua terra natal e foi atrás de Canaã, que era a terra prometida aqueles que seguissem a um único e verdadeiro Deus.

Páscoa Judaica

Páscoa Judaica

Atendendo a esse chamado pra lá de especial, Abraão se deslocou de cidade e lá chegando, começou a fundar o primeiro povo judeu da historia. No entanto, o período de estiagem era muito longo, o que forçou os judeus a se mudarem novamente, só que dessa vez migraram para o Egito. Após uma recepção tecnicamente amigável, eles acabaram, no final das contas, se tornando escravos dos egípcios e ficaram nessa condição por muito tempo.

Em tempos de opressão, por exemplo, foi ordenado que bebes hebraicos fossem mortos, foi nessa época que Moisés conseguiu fugir e após um tempo, resgatar seu povo, é aquela historia que nós conhecemos sobre o Rio Nilo. Depois de tanta guerra e disputa, os egípcios permitiram que o povo hebreu voltasse para Canaã e então, a partir dali, aquela seria uma das datas mais comemoradas e especiais do calendário judeu.

Páscoa Judaica- Símbolos

Páscoa Judaica- Símbolos

Páscoa Judaica- Simbologia

Ela é conhecida como Pessach, que celebra justamente essa libertação que aconteceu, sem se quer esquecer que Deus permitiu que isso acontecesse, dando apoio e suporte para que aquela vitória acontecesse. Segundo alguns historiadores, esse fato ajuda a manter viva uma tradição e a unir os povos que acabam ficando disseminados em vários lugares do mundo.

Páscoa Judaica- Símbolos e história

Páscoa Judaica- Símbolos e história

Na noite dessa celebração, as casas deverão estar sempre limpas e muito bem arrumadas, e tudo na mesa deve ser especial a ocasião. Fora isso, não pode ter nenhum consumo de alimento que vá fermento em sua mistura. Antes da data, a família deve jejuar em homenagens mãos primogênitos e dai em diante, as refeições acontecem em escalas.

Fundador da Blog Notícia. É um empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção de conteúdos de grande qualidade.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta