Home Notícias Como atingir público alvo no Facebook

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O Facebook a cerca de um ano, mais ou menos, tem dado uma mãozinha para quem anuncia no mesmo, ajudando em como atingir o seu público alvo no Facebook, dando a opção de transformá-los em clientes e melhor que isso: os amigos dele também! Os três recursos que nos proporcionam esse alcance são: Audiência personalizada (ou público personalizado, como preferir), Facebook Exchange e Lookalike. Ao gerir esses três ferramentas de suma importância, você consegue transformar seus leads off-line em poderosos fãs e leitores, além de compradores do seu produto.

Facebook Remarketing

Facebook Remarketing

Audiência personalizada para Facebook

Esse recurso online fora lançado em setembro de 2012 e tem ajudado cada vez mais comerciantes a trazerem leads para a sua page. A grande sacada do mesmo é que ele consegue retirar pessoas de sua lista de e-mails e telefones para que você consiga criar anúncios para essas pessoas, prestando serviços dentro da rede social. Resumindo: você faz upload do seu mailing, o próprio Facebook compara os telefones ou e-mails com os telefones ou e-mails de usuários que sejam cadastrados na rede! Simples rápido e fácil, além de te proporcionar grande retorno.

O primeiro passo para fazê-lo é usar a ferramenta Social Ads Tools que de todas aquelas que estão no mercado, é a mais prática e fácil de mexer. Ela consegue automatizar a trabalheira dos anúncios e facilita por sequencia a nossa vida. Mas, como a grande maioria utiliza o Power Editor, vamos montar um passo a passo por ele.

Público personalizado Power Editor

Público personalizado Power Editor

Baixando e instalando o Power Editor no seu navegador, vice terá que ir até “públicos” no canto esquerdo e depois em “criar público” e “público personalizado”. Um obs importante: o Facebook irá pedir para que você concorde com os termos e condições de Customização de Audiência. Para que o processo consiga ser finalizado, você deverá aceitar os termos ditados por eles.

Termos e condições de serviço para Público Personalizado

Termos e condições de serviço para Público Personalizado

Após aceitar os termos e condições de uso, você terá que preencher os campos de identificação da lista e fazer upload dos seus contatos (podendo eles serem tanto com números de telefones quanto com endereço de e-mail) no bloco de notas. Vale a pena ressaltar que se o fizer através de números de telefone, ele deverá conter o DDD antes do número (o estado de São Paulo acrescentou o número 9 antes do telefone, isso também deverá constar).

Criando público personalizado

Criando público personalizado

Feito isso, basta clicar em “Verificar atualizações” e recarregar o status para o seu tipo de público alvo. A presente ferramenta alerta você que poderá demorar até 01 horas para a conclusão. Depois de pronto e aceito todos os termos, vá até o “Gerenciador de Anúncios do Power Editor” ou através da própria plataforma do Facebook e comece a produzir seus anúncios, como já fazia anteriormente. A diferença é que na hora de escolher seu público, vá em público personalizado e tique aquela lista que acabou de criar! Parece um aplicativo bobo, mas dá grande retorno no final.

Anúncio para público personalizado

Anúncio para público personalizado

LookaLike Facebook

Um dos recursos que acaba se aperfeiçoando da utilização daquele que citamos anteriormente. Ele consegue aproveitar a segmentação de audiência personalizada para que seus amigos busquem os mesmos interesses e anuncie o deles também. Resumindo: ele consegue aproveitar o seu mailing (lista de e-mails) que é cliente para encontrar cada vez mais amigos que tenham interesse em comum  com os serviços que a sua empresa presta, a fim de que ele anunciem juntamente, aumentando ainda mais o público alvo. O grande truque para que você tenha um bom aproveitamento do presente aplicativo é que você também tenha uma boa lista de Audiências Personalizadas, uma vez que quanto mais pessoas adicionadas em sua lista, mais chances tem de o Facebook conseguir unir essas informações e criar um Lookalike com público viável.

Usando o mesmo Power Editor, não mesmo campo de “públicos” onde anteriormente você fez o upload de sua lista personalizada, você irá selecionar a lista que irá criar um público que tenha um gosto semelhante, clicando em “Criar Público Semelhante”.

Criando público semelhante

Criando público semelhante

Preste a atenção no país em que você deseja fazer a criação de sua lista e sinalize o campo de “similaridades”, assim o resultado acabará sendo exatamente aquele, por mais que o público seja limitando, afinal é muito melhor ter menos pessoas que tenha interesse no seu foco, do que um número maior que não proporciona tanto resultado assim. Novamente, aqui terá um lembrete do tempo de demora (nesse caso poderá variar de 6 a 24 horas).

Lookalike anúncios

Lookalike anúncios

Depois que o mesmo for aceito, é hora de criar seus anúncios, finalmente! Vá ao gerenciador de anúncios Power Editor e faça seu anuncio da mesma forma, só que na hora de escolher o público, já em “Público personalizado” e tique na sua lista de Lookalike. Esse será então, o público que também tenha interesse com o seu cliente (ou clientes) e que também poderão ser seus novos clientes.

Um dos recursos mais interessantes de tê-lo presente é que ele pode falar de forma exclusiva com cada um dos seus clientes, aumentando a sua credibilidade no mercado. E o passo é simples, basta criar uma lista segmentada com o nome de seus clientes, inserindo assim um anúncio personalizado para ele. Veja o exemplo abaixo, como ficaria:

Público personalizado, exmeplos

Público personalizado, exmeplos

 

Público personalizado

Público personalizado

Fundador da Blog Notícia. É um empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção de conteúdos de grande qualidade.

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